Notícias

30/09/2019

Artigo: Ter um sistema de qualidade no cartório é importante? - Por Talita Caldas e Daniela Rissi

O Sistema de Qualidade é um conjunto de elementos relacionados à organização do cartório, e tem como foco principal cumprir uma política que busque garantir a qualidade dos serviços prestados aos usuários.

No Sistema de Qualidade são definidas as diretrizes que devem ser seguidas para uma perfeita implantação dessa política, a maioria relacionada com o ciclo de melhoria contínua e com a execução de um plano de ações, que são as ferramentas essenciais para esse objetivo. O requisito primordial para que um Sistema de Qualidade funcione bem é o constante gerenciamento, para que se assegure a continuidade do sistema como um todo, e não como um processo separado, a ser realizado antes de uma certificação.

Para isso, são necessários alguns fatores:

a) que o responsável adquira uma visão sistêmica de todo o sistema da qualidade;

b) que haja o comprometimento continuo do titular e dos colaboradores;

c) que um orçamento prévio seja separado para que a execução das eventuais mudanças não esbarre no fator financeiro;

e d) que a cultura da melhoria contínua faça parte da rotina da delegação.

Se você já tem alguma certificação sabe da dificuldade que é conquistar e manter esses quatro itens acima. Optar pela certificação é o melhor caminho para saber se seu Sistema da Qualidade está bem implantado e monitorado!

Saiba que o resultado desse sacrifício é conquistar uma gestão mais profissionalizada e fazer a sua parte para mudar a imagem que a sociedade tem dos cartórios. Não é fácil, mas como diria Warren Buffett, se alguém está sentado na sombra hoje é porque alguém plantou uma árvore há muito tempo!

Fonte: CNB/SP


•  Veja outras notícias