Notícias

03/04/2020

Clipping - Gazeta Web - AL registra 477 mortes por insuficiência respiratória este ano, diz levantamento

Os dados revelam que houve 163 óbitos até agora desde o primeiro registro de Covid-19 em Alagoas

Os cartórios de registro civil de Alagoas registraram 477 mortes por insuficiência respiratória entre primeiro de janeiro e esta quinta-feira (2), segundo levantamento divulgado hoje, pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoais Naturais (Arpen) Brasil. O número corresponde a 94,6% de todas as mortes por insuficiência respiratória registradas no Estado no ano passado.  Ao longo de 2019, foram registradas 504 mortes. 

Segundo a entidade, somente entre o dia 26 de fevereiro - quando o estado registrou o primeiro caso suspeito da doença - e esta quinta-feira, Alagoas registrou 163 óbitos por insuficiência respiratória - o correspondente a 34% do total de mortes ocorridas este ano no Estado. Os números mostram que não houve crescimento registro de mortes quando comparado com as primeiras semanas do ano de 2020. 

De acordo com o levantamento da Arpen Brasil, Alagoas é o quarto estado do Nordete com o maior número de mortes por insuficiência respiratória este ano, atrás apenas de Pernambuco, que registrou 1.737 mortes, Ceará (960) e Paraíba (807). Na região, Servipe foi o estado que registrou o menor número de óbitos por insuficiência respiratória, com 338 ocorrências. 

Segundo a Arpen Brasil, esses dados podem ser ainda maiores, uma vez que a Lei Federal 6.015 estabelece um prazo para registro de até 24 horas do falecimento, podendo ser expandido para até 15 dias em alguns casos. A entidade ressalta, no entanto, que uma norma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prevê que os cartórios devem enviar seus registros à Central de Informações do Registro Civil (CRC) em até oito dias após a efetuação do óbito.

"Mesmo a plataforma sendo um retrato fidedigno de todos os óbitos registrados pelos cartórios de registro civil do País, os prazos legais para a realização do registro e para seu posterior envio à CRC Nacional, regulamentada pelo Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), podem fazer com que os números sejam ainda maiores", informou a associação, por meio de assessoria de imprensa.

Número de mortes por insuficiência respiratória no Nordeste este ano:

Pernambuco 1737

Ceará 960

Paraíba 807

Alagoas 477

Bahia 475

Maranhão 449

Piauí 370

Rio Grande do Norte 365

Sergipe 338

Fonte: Gazeta Web


•  Veja outras notícias