Notícias

27/04/2021

Cartório de Janaúba realiza o primeiro casamento civil por videoconferência da região da Serra Geral

Reportagem dá início ao projeto Cartórios em Foco da Anoreg/MG, com inovação implementada para dar continuidade aos serviços no município durante a pandemia

O casamento por videoconferência se tornou uma opção durante a pandemia da Covid-19 no Brasil com o objetivo de manter o isolamento social, mas dar continuidade à realização de sonhos. Para dar início ao projeto Cartórios em Foco, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Anoreg/MG) traz os detalhes do primeiro casamento civil realizado por plataforma virtual na região da Serra Geral, promovido pelo Cartório de Janaúba, em Minas Gerais.

A cerimônia foi realizada pela oficial Assuelma Arantes, responsável pela serventia de Registro Civil do município há 9 anos, por meio do aplicativo Meets, do Google, que permite que 100 convidados acompanhem, simultaneamente, a transmissão. Para a registradora, o momento foi muito especial. “Sou muito grata por poder trazer essa novidade tecnológica para o norte de Minas, pois o cartório é um serviço essencial e é considerado Ofício da Cidadania”, relata. Os casamentos por videoconferência foram viabilizados por meio da Portaria nº 6.405, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), publicada em 22 de abril de 2020.

Antes da normativa do TJMG que regulamentou o procedimento, o cartório, que presta serviços essenciais para os cidadãos janaubenses desde 1944, realizava apenas casamentos com número reduzido de participantes, limitado aos noivos, duas testemunhas, nubentes e apenas um fotógrafo, como medida de segurança e prevenção contra a Covid-19. Além disso, nessas ocasiões, as portas do ambiente ficam abertas, é feita a aferição da temperatura de todos os presentes, disponibilizado álcool em gel, com uso de máscara obrigatório e, após a cerimônia, é feita uma rigorosa higienização no local.

Segundo Assuelma, a procura por casamentos por videoconferência ainda está baixa, pois os moradores da região tratam a cerimônia como um evento social em que se recebe familiares de outras cidades para prestigiar o momento. Porém, ela acredita que esse modelo de celebração ainda pode ser bem-aceito pela população. “É uma modernização tecnológica muito positiva e que permite que mais pessoas participem. E o casamento por videoconferência ainda é a alternativa mais segura para quem não pode sair de casa durante a pandemia”, diz. 

Ainda de acordo com a oficial, a celebração virtual não difere da física, pois a assinatura no assento do casamento é substituída pelo arquivo da videoconferência e o print da cerimônia é usado como o arquivamento físico, de acordo com a Portaria Conjunta nº 1.154/21, que substituiu a normativa nº 1.025/20, ambas do TJMG.

Cartórios em Foco

O novo projeto “Cartórios em Foco” visa divulgar as novidades e marcos históricos de todos os cartórios do estado de Minas Gerais. A cada bimestre, será produzida uma reportagem com destaque para estratégias de atendimento aos clientes, inovações, estrutura, além de outras boas práticas realizadas nos cartórios de todas as especialidades do estado. O conteúdo será publicado no site e nas redes sociais da Serjus-Anoreg/MG (Instagram, LinkedIn e Facebook).

Para participar, os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para livia.rocha@infographya.com, com o assunto “Cartórios em Foco” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/MG


•  Veja outras notícias