Notícias

22/07/2021

Revista Encontro – Cartórios de Belo Horizonte estão entre os melhores empregadores de Minas Gerais

Ranking mineiro da pesquisa GPTW de 2021 revela que aumentou a confiança entre líderes e liderados, o caminho para que empresas tenham sucesso

Esta é uma época desafiadora para o clima organizacional de qualquer empresa. A pandemia impôs uma ordem sem precedentes. Cabe aos líderes o papel de conduzir esse processo da melhor forma e, o mais importante, manter a equipe em sintonia e confortável. Se tomarmos o resultado da 8ª edição do ranking Minas Gerais do GPTW como parâmetro, as organizações estão no caminho certo. "Percebemos que todas as dimensões da pesquisa ligadas diretamente à liderança tiveram crescimento na sua média", afirma Isabela Lopes, diretora executiva do GPTW regional Minas Gerais, Paraíba e região Norte. As relações de confiança, medido pelo Trust Index (índice de confiança medido pela pesquisa GPTW), cresceu três pontos percentuais em relação ao resultado de 2020: de 86 para 89.

A edição 2021 da pesquisa registrou um incremento de empresas cadastradas na premiação, se compararmos com o ano passado: de 130 para 165. De acordo com a diretora do GPTW, o dado mostra uma mudança de chave das empresas. "Há uma maior preocupação entre executivos e empresários de garantir o caixa das empresas, o destino das pessoas e o futuro do planeta - um tripé que o Great Place to Work reforça há tempos", afirma. "Ser uma boa empresa para trabalhar faz bem para os negócios, para as pessoas e para a sociedade." Nesta edição, 60 empresas subiram no tão almejado pódio das melhores para se trabalhar em Minas Gerais.

A pandemia mudou as relações e os formatos de trabalho, o que vem exigindo mais dos gestores das organizações. Segundo a pesquisa, foi notado maior preocupação das empresas no sentido de cuidar dos seus colaboradores, mas isso não significa que os desafios deixaram de existir. "Como toda mudança, foi necessário passar por um processo de adaptação, e todos enfrentaram desafios, precisando adotar novas práticas e ações com objetivo de garantir a cultura da empresa, o cuidado com as pessoas e continuidade dos negócios", diz Isabela. Uma questão de cara foi o trabalho remoto. Levantamento do GPTW mostrou que o modelo ainda necessita de ajustes, sobretudo, no que diz respeito à falta de conexão entre as equipes. "As pessoas naturalmente podem sentir que estão perdendo algo, como o sentimento de pertencer, conexão com equipe e o impacto do seu trabalho, por exemplo", afirma.

Outra questão que insiste em desafiar as organizações é o número de mulheres nos cargos de chefia das empresas premiadas. Das 60 premiadas, apenas duas têm mulheres na presidência. A pesquisa mostrou ainda que 49% dos colaboradores são mulheres, mas apenas 4% estão em cargo de alta liderança. Sem dúvida, os obstáculos gerados pela pandemia devem permanecer por alguns anos. As organizações, no entanto, parecem já ter percebido qual é o caminho de sucesso a ser percorrido. Para Isabela, é possível notar nas organizações parceiras que elas já entenderam que não há crescimento apenas na busca frenética por lucro. "De maneira geral, não é possível falar em sustentabilidade de uma empresa sem falar sobre capital humano", afirma.

A pesquisa desenvolvida pela consultoria GPTW, em parceria com a Revista Encontro e jornal Estado de Minas, utiliza os mesmos critérios de avaliação aplicados nos 53 países em que a GPTW está presente. A seguir, as empresas premiadas nesta edição, divididas em pequeno porte, porte médio e grande porte. As três primeiras de cada categoria aparecem de acordo com a pontuação que alcançaram, e as demais em ordem alfabética.

Confira as empresas premiadas pelo ranking GPTW Minas Gerais 2021:

30 a 99 funcionários

Souza Gomes Imóveis (1º Lugar)

Cooperativa De Crédito De Livre Admissão Do Centro Oeste Mineiro (2º Lugar)

Chico Rei (3º Lugar)

Bwtech

Cartório 1º Ofício De Registro De Imóveis Da Comarca De Belo Horizonte

Cientec

Colégio Dona Clara

Dito

Emotion Studios

Guiando

Metrominas

Pelando

Psicologia Viva

Pris

Prod

2º Tabelionato De Notas De Belo Horizonte - Cartório Jaguarão

Sicoob Crediluz

Smart NX

3A Investimentos

Verum Partners

 

100 A 999 Funcionários

Take Blip (1º Lugar)

Sydle (2º Lugar)

BHS (3º Lugar)

Avenue Code

BS2

Cadence Design Systems Do Brasil

Canex Exportação Ltda

Concert Technologies SA

Embracon MG

Gerencianet

Globalbev

Hotmart

Intelbras

ioasys

Maxmilhas

Méliuz

Microcity

Monetizze

Prodap

Queima Diária

Sankhya Gestão De Negócios

Sicoob Divicred

Sicoob Saromcredi

Sólides Tecnologia

TQI

 

Mais De 1.000 Funcionários

Novo Nordisk Produção Farmacêutica Do Brasil Ltda (1º Lugar)

Algar Telecom (2º Lugar)

Banco Mercantil do Brasil SA (3º Lugar)

Aec Centro De Contatos

Algar Tech

Bevap

Grupo Carbel

Grupo Mantiqueira

Grupo Real

Grupo Zema

Localiza

Panasonic - Unidade Extrema

Patrus Transportes

Rede Mater Dei de Saúde

Uberlândia Refrescos

 

Fonte: Revista Encontro


•  Veja outras notícias