Notícias

23/07/2021

Anoreg/BR aborda o Programa Cartório TOP em live da Qualidade

Participantes do encontro online destacaram a importância do treinamento para a implementação dos requisitos do PQTA e da NBR 15906:202

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) promoveu, nesta quarta-feira (21.07), uma live para tratar do Projeto da Qualidade, Programa Cartório TOP. Durante a transmissão ao vivo pelo canal da Anoreg/BR no YouTube foram destacados os benefícios do treinamento para a implementação de requisitos do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) e da NBR 15906:2021, que dispõe de diretrizes do sistema de gestão de Serviços Notariais e Registrais (SNR).

Inédito, o Programa Cartório Top é um aplicativo para avaliação de Sistema de Gestão de SNR. O objetivo é auxiliar as serventias extrajudiciais na assimilação e implementação das boas práticas que conduzem a uma melhora geral da gestão, da prestação de serviços e a imagem junto aos usuários.

“É muito simples fazer o treinamento e conquistar o Selo Cartório TOP, que nos proporciona publicidade, autenticidade e segurança nos atos praticados, assim evitando litígios. O Programa Cartório TOP é um treinamento preventivo. Recomendo a todos a participação nesse treinamento, pois qualquer cartório do Brasil pode ser TOP, basta fazer o treinamento e a implantação do calendário na prática, não apenas no papel”, afirmou João Pedro Lamana Paiva, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre (RS) , primeiro cartório a receber o Selo Cartório TOP.

Para José Marcelo Lima Filho, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) – primeira Anoreg a se inscrever no Programa -, o treinamento do Programa Cartório TOP incentiva a participação das serventias no PQTA. “Fomos a primeira Anoreg a se inscrever no Programa, pois acreditamos que se trata de um divisor de águas para nossas adequações à NBR 15906:2021 e aos requisitos do PQTA 2021. Além do valor acessível, o treinamento é fácil e intuitivo, permitindo a participação de todos os colaboradores e tornando possível a implantação de uma agenda de qualidade, compatível com os objetivos do PQTA”.

“Nosso objetivo é estimular as serventias a se prepararem e participarem do PQTA. O Programa é um preparativo para o Prêmio e visa, também, a adequação junto à NBR 15906:2021. No Programa, os participantes têm acesso aos requisitos do PQTA e a um e-book com dicas para atingir esses requisitos, além de 20 documentos com planejamentos estratégicos. É um treinamento para a equipe inteira e que permite aos participantes trocarem informações e experiências. Todos os cartórios podem participar do Programa Cartório TOP, independentemente do seu tamanho”, revelou Valério Brisot, coordenador de Avaliações pela ABC CERT no Programa Cartório TOP.

O encontro virtual foi conduzido pela Diretora da Qualidade da Anoreg/BR, Maria Aparecida Bianchin, que falou sobre o objetivo do Programa. “Nossa motivação para a criação do Programa Cartório TOP foi de preparar as entidades para participarem do PQTA, por meio da oferta da possibilidade dos cartórios se autoavaliarem e terem a oportunidade de solucionar possíveis problemas e assim ficarem aptos para o Prêmio e adequados à 15906:2021. Quem participa do treinamento para ser um cartório TOP fica apto a participar do PQTA”.

Projetos da Qualidade

A próxima live da Qualidade da Anoreg/BR será nesta quinta-feira (22.07) para tratar do PQTA 2021 e contará com a participação de Alessandra Gaspar Costa, diretora executiva da Apcer – empresa responsável pelas auditorias do Prêmio -, Maurício de Oliveira Mota, auditor líder da Apcer Brasil e coordenador do PQTA, e Leandro Felix de Sousa, titular do Cartório de Registro de Imóveis e Tabelionato de Notas de Caldas Novas (GO), primeiro cartório inscrito no PQTA 2021. O tradicional e reconhecido Prêmio de Qualidade Total Anoreg visa premiar os serviços notariais e de registro de todo o País que atendam requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.

 Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR


•  Veja outras notícias