Notícias

25/10/2021

Cartório Fabriciano utiliza drone em lavratura de ata notarial de usucapião

Projeto “Cartório em Foco” da Serjus-Anoreg/MG traz matéria sobre tecnologia 

De modo a garantir aos usuários cada vez mais segurança, agilidade e tecnologia na realização dos atos, o 1º Tabelionato de Notas de Coronel Fabriciano (MG) inovou e passou a utilizar um drone em seu processo de lavratura de ata notarial de usucapião. 

A utilização do drone na lavratura das atas notariais proporciona uma maior qualidade na prestação do serviço solicitado o que vai ao encontro dos princípios da eficiência e segurança jurídica inerentes à prática dos atos notariais. Seu principal objetivo é garantir às partes envolvidas uma maior eficácia no ato e, através dos registros fotográficos aéreos, conferir a adequada segurança jurídica tanto aos solicitantes da usucapião bem como aos confrontantes do imóvel usucapiendo. 

Segundo o tabelião do cartório, Daniel Ragazzi de Azevedo, à medida que a tecnologia avança é necessário que as serventias busquem acompanhar o avanço e se adaptem às novas realidades sempre com o intuito de oferecer maior segurança jurídica nos atos praticados. “ A ideia surgiu na impossibilidade de delinear com segurança os imóveis confinantes do imóvel usucapiendo, já que para a lavratura da ata de usucapião é muito importante delinear quantos e quais são os imóveis que confrontam o imóvel usucapiendo. A visão aérea nos dá a imagem real dos imóveis confrontantes e facilita a identificação segura de todos os vizinhos do bem”.

O drone, pilotado pelo próprio tabelião, já está sendo utilizado em todas as atas notariais de usucapião que apresentam dificuldade de identificação dos imóveis. “Os usuários gostaram muito da novidade e ficaram satisfeitos com o resultado, pois os registros fotográficos são entregues juntamente com a ata lavrada”, explica Daniel.

Vale ressaltar que a qualidade das imagens do drone são superiores às de uma câmera comum, sem contar que o aparelho permite fotografar o imóvel de forma panorâmica, além de fornecer imagens de imóveis confrontantes e ainda a realização de vídeos em formato tridimensional (3D). O drone facilita também as vistorias em locais de difícil acesso, como telhados e imóveis localizados entre prédios.  

O Cartório

Criado em 03 de abril de 1955, o Cartório Fabriciano tem a sua sede em um imóvel situado à Rua Doutor Moacyr Birro, 601, região central da cidade de Coronel Fabriciano. A serventia atua conforme as exigências da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais e desde fevereiro de 2016 utiliza o Selo de Fiscalização Eletrônico na prática dos atos notariais.

Quer participar da nossa campanha?

Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Cartório em Foco” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Serjus-Anoreg/MG


•  Veja outras notícias