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07/03/2018

Prefeitura de Maringá e cartórios registradores de imóveis firmam acordo de cooperação técnica

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou o acordo de cooperação técnica que promove intercâmbio de informações sobre transferências de propriedade de imóveis com a utilização de webservice

Na presença de representantes dos quatro cartórios registradores de imóveis, vereadores e equipes dos setores fiscal e jurídico do município, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou na manhã de segunda-feira (05.03) o acordo de cooperação técnica que promove intercâmbio de informações sobre transferências de propriedade de imóveis com a utilização de webservice.

“Este é um momento que marca o avanço que estamos imprimindo nos vários setores da administração, em especial na área de tecnologia da informação, em busca de maior eficiência, agilidade nos trabalhos e transparência nos processos”, destacou o prefeito.

“Tudo isso contribui para a modernização e confiabilidade do serviço público, além de facilitar as ações fiscais”, acrescentou o vereador Jean Marques.

O vereador Mário Verri também representou a Câmara Municipal de Maringá no evento, que teve também a participação do vice-prefeito Edson Scabora.

Conforme os termos do contrato, os quatro cartórios registradores, de forma não onerosa, fornecerão informações e atualizações automatizadas de propriedades de imóveis até o dia 20 do mês subsequente, bem como, liberarão acesso ao sistema e-matrícula.

Por seu lado, a Prefeitura de Maringá, também de forma não onerosa, fornecerá sempre que requisitada, os dados do Cadastro Imobiliário do município aos Cartórios de Registro de Imóveis.

Para o secretário municipal de Fazenda, Orlando Chiqueto, a atualização cadastral será efetivada automaticamente, respeitando o layout pré-definido pela equipe técnica envolvida no processo. “É um acordo seguro e confiável que foi criado para modernizar, dinamizar e promover celeridade aos serviços de atualização cadastral sem incomodar o contribuinte”, afirmou.

O secretário municipal de Gestão, Alexis Kotsifas, explicou que o grupo de Gestão de Processos foi implementado para atuar com ferramentas informatizadas, contribuindo para a modernização e aumento da confiabilidade do cadastro imobiliário. “Com a digitalização de informações e a implantação da ferramenta e-matrícula, que agiliza a busca no banco de dados dos registradores, via e-CRI, haverá novas facilidades inclusive para a execução de serviços públicos de atendimento imediato como, por exemplo, as roçadas de terrenos e adequações de calçadas, com a rápida identificação da propriedade dos imóveis”, assinalou.

Fonte: O Diário


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