Notícias

07/03/2018

TJMG: Registradores e notários tomam posse em última convocação

No total, 234 aprovados assumiram cargos desse concurso público

A Corregedoria-Geral de Justiça realizou nova cerimônia hoje, 7 de março, que formaliza a investidura no cargo dos aprovados em concurso público para os serviços notariais e de registro, regido pelo Edital 01/2014. Os profissionais foram investidos nos cargos pelos critérios de provimento e remoção.

Ao todo, 234 candidatos foram investidos nos cargos em três convocações da Corregedoria. Hoje, 63 aprovados assumiram cargos para atuar em cartórios de registro de imóveis, registro civil de pessoas naturais, registro de títulos e documentos, registro civil de pessoas jurídicas, registro civil de pessoas naturais com atribuição notarial, em tabelionatos de notas e tabelionatos de protestos de títulos.

noticia-cartorios.jpg

O corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça, presidiu a sessão, que contou com a presença dos juízes auxiliares e servidores da Corregedoria

O corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça, presidiu a sessão, que contou com a presença dos juízes auxiliares da Corregedoria, Simone Saraiva de Abreu Abras, João Luiz Nascimento de Oliveira e Marcus Vinícius Mendes do Valle, entre outras autoridades.

O magistrado lembrou que o concurso público foi, do primeiro ao último ato, formalizado, operacionalizado e realizado totalmente na esfera de atuação do Poder Judiciário mineiro. Ele destacou que das 796 serventias ofertadas, 660 candidatos foram aprovados e 306 cartórios escolhidos. No entanto, somente 234 aprovados foram investidos nos cargos.

noticia2-cartorios.jpg

Os concursados vão atuar na capital, em cidades da grande Belo Horizonte e também no interior do Estado

O magistrado parabenizou os concursados pelo sucesso em disputa tão concorrida e ressaltou o desejo de que eles cumpram com fidelidade o juramento prestado ao assumir os cargos.

Os concursados vão atuar na capital, em cidades da grande Belo Horizonte e também no interior do Estado. Serviços notariais e de registro são aqueles destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. Os notários e registradores são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade.

noticia1-cartorios.jpg

O corregedor destacou que das 796 serventias ofertadas, 660 candidatos foram aprovados e 306 cartórios escolhidos

A fiscalização dos serviços notariais e de registro é realizada pela Corregedoria, por meio das correições. O objetivo é verificar a regularidade de serviços, apurar denúncias, reclamações e sugestões, bem como orientar a execução dos mesmos.

Fonte: TJMG


•  Veja outras notícias