Notícias

25/07/2018

Escritura de compra e venda de imóvel pela internet

Para solicitar a escritura de imóvel online, basta acessar o portal ou baixar o aplicativo Escritura Simples do Colégio Notarial do Brasil.

Já é possível solicitar a escritura de um imóvel pela internet ou celular. O aplicativo Escritura Simples, desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade representativa de todos os Tabelionatos de Notas, torna mais ágil a contratação imobiliária, reduz etapas, o tempo e o custo dos atos notariais.

Para aderir ao serviço, o cidadão deverá fazer o pedido da escritura imobiliária pelo portal Escritura Simples no computador ou baixar o aplicativo em seu celular, preencher os dados básicos do imóvel, do vendedor e do comprador. Todas as certidões e emissões de guias de pagamento serão providenciadas pelo tabelião.

Preenchido os dados, o Escritura Simples informará um número de identificação da solicitação para que o cidadão possa acompanhar todo o procedimento pela interface do portal.

Posteriormente, o tabelião entrará em contato com o cidadão que solicitou a escritura para as orientações necessárias e sequência dos procedimentos até a lavratura da escritura, que será impressa. Somente neste momento, o usuário deve ir ao tabelionato, ou solicitar que este vá ao seu encontro, para as assinaturas.

“O Escritura Simples permitirá ao cidadão realizar todo o processo de compra e venda de imóveis de forma eletrônica, reduzindo etapas, deslocamentos, tempo e dinheiro, tornando assim a aquisição de imóveis um procedimento mais simples, mas com a mesma segurança jurídica que permanece sendo proporcionada pelos Tabelionatos de Notas brasileiros”, diz Paulo Roberto Gaiger Ferreira, presidente do CNB.

O próximo passo do projeto é consolidar o uso da plataforma pelo mercado imobiliário efetuando avanços contínuos do sistema para a melhor experiência dos cidadãos e do setor da construção civil. O objetivo é integrar, até o final do ano, os 8,5 mil tabelionatos de notas presentes em 4.869 cidades do Brasil.

Por que fazer a escritura do imóvel
A transmissão definitiva da propriedade de um imóvel só ocorre com o registro no cartório de registro de imóveis. Enquanto não for feito o registro da escritura, o comprador do imóvel terá apenas a posse e o uso. Ele não será seu oficialmente.

Fonte: Consumo em Pauta


•  Veja outras notícias