Notícias

31/07/2018

Usei o FGTS para comprar um imóvel. Quando posso usá-lo de novo?

O especialista em crédito imobiliário Marcelo Prata responde dúvida de leitor sobre financiamento de imóveis. Envie você também as suas perguntas

Utilizei meu saldo do FGTS para comprar um imóvel financiado em novembro de 2017. Depois de quanto tempo posso utilizar o meu saldo do fundo para abater o saldo devedor do financiamento?

Resposta de Marcelo Prata*

O uso do FGTS para financiamento da moradia própria segue algumas regras no que diz respeito ao intervalo em quem pode ser utilizado.

Abaixo descrevo alguns desses prazos:

fgts

Para checar isso, basta solicitar uma matrícula atualizada do imóvel, também conhecida como certidão do imóvel, e verificar a data da compra pelo proprietário e como foi realizado o pagamento do bem.Um dica importante para quem pretende comprar o imóvel utilizando o FGTS como parte do pagamento (entrada) é checar se o imóvel em questão não foi adquirido pelo atual proprietário também com o uso do FGTS. Não são raras as vezes em que isso passa despercebido e, na hora de solicitar a liberação dos recursos, todos são surpreendidos com a negativa por parte da Caixa Econômica Federal, pois é necessário respeitar o prazo mínimo de três anos desde a última utilização.

Outro ponto para se considerar na utilização do FGTS é lembrar que ele funciona como uma espécie de “seguro” no caso de perda do emprego (sem justa causa) ou no caso de doenças graves. Sendo assim, caso você não tenha uma reserva financeira ou um seguro contratado para essas situações, talvez valha pensar antes de sacar todo o dinheiro e depois ter que tomar crédito muito mais caro no mercado, no caso de algum desses imprevistos ocorrerem.

*Marcelo Prata é especialista em crédito imobiliário e fundador dos sites Canal do Crédito e Resale.com.br

Fonte: Exame


•  Veja outras notícias