Notícias

24/08/2018

Anoreg/MT: A Implantação do QR Code nos selos digitais cartorários

Com o avanço das tecnologias, está cada vez mais cômodo e prático a realização de alguns procedimentos. Agora, com apenas alguns cliques você pode confirmar a autenticidade de um selo digital na palma da mão, com transparência e segurança jurídica. Isso é revolucionar a produção e o desenvolvimento dos serviços cartorários.

Os cartórios do 1º Ofício de Barra do Garças e 1º Ofício de Poxoréu são os pilotos da inovação tecnológica implantada nas serventias: o QR Code. O objetivo dessa instauração é o de facilitar a verificação da autenticidade dos selos. O que antes poderia ser verificado no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, agora pode ser consultado pelo próprio celular, em questão de segundos.

De acordo com a publicação do Provimento 22/2018 da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), “compete aos Cartórios do Foro Extrajudicial do Estado de Mato Grosso, instalar no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação desse Provimento, em seis Sistemas Legados, a impressão de QR Code utilizada em todos os atos notariais e de registro praticados com selo público digital”.

Para a oficiala registradora e diretora de Tecnologia da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco, “a implantação do QR Code agilizará o processo de consulta dos selos e trará mais segurança e eficácia jurídica, uma vez que inibirá a possibilidade de falsificação do selo, tendo em vista que o QR Code direcionará diretamente para o site que confirmará sua autenticidade”.

Você sabe o que é o QR Code?
É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que redirecionará o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
 
Fonte: Anoreg/MT


•  Veja outras notícias