Notícias

18/07/2019

IEPTB-MG – Startups também podem protestar

O protesto extrajudicial é um modo seguro e com amparo legal de cobrar uma dívida

Minas Gerais figura na segunda posição quanto ao número de startups, conforme levantamento feito pela ABStartups, atrás, apenas, de São Paulo. São caracterizadas pela inovação e ousadia. Diante disso, os riscos e incertezas são altos e, em situações como essa, o não recebimento de qualquer valor pode afetar todo o planejamento financeiro. Uma alternativa para casos como esse é o protesto extrajudicial.

Esse instrumento é uma forma segura e legal de intimar um devedor a quitar o débito sem precisar acionar o judiciário; o percentual de recuperação de crédito em um curto espaço de tempo é elevado e é mais econômico, pois não é preciso contratar um advogado.

Quando a dívida protestada não é paga, o devedor fica impedido de realizar financiamentos e empréstimos; encontra ressalvas em sua agência bancária para retirada de talões de cheque e cartões, entre outros e a dívida não prescreve, já que as restrições desaparecem apenas com a quitação do valor devido.

Para protestar

O Instituto de Protesto – MG, disponibiliza a Central de Remessa de Arquivos Eletrônicos (CRA), um sistema que ajuda o devedor a regularizar sua situação. O acesso pode ser feito por meio do site www.protestomg.com.br. É possível também protestar pessoalmente nos cartórios, basta ter um título ou documento que comprove a dívida.

Consultas de CPF/CNPJ e pedidos de certidão também podem ser feitos pelo protestomg.com.br. Os cartórios de protesto contam com um banco de dados, que pode ser consultado, gratuitamente, por qualquer pessoa, sem necessidade de cadastro prévio. O site reúne informações sobre protestos no Brasil inteiro.

Entre em contato conosco e seja um conveniado: 0800 800 0500.

Fonte: IETPB-MG


•  Veja outras notícias