Comunicação de Venda de Veículo em Tempo Real - Seu nome não vai ficar por aí!

Resultado de uma aliança estratégica entre o DENATRAN e a FEBRANOR, ratificada no último dia 19 de dezembro pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, o COMVEN - Comunicação de Venda, permitirá que os usuários possam obter de imediato os benefícios dessa iniciativa pioneira.

No estado de Minas Gerais ocorrem, por ano, mais de 1,3 milhões de transações de compra e venda de veículos usados. Em geral, a venda só consta na base de dados do DETRAN/MG a partir da transferência efetiva de propriedade.

Devido ao grande volume de negócios e à necessidade de vistoria dos veículos no DETRAN/MG, a lei prevê prazo de até 30 dias para que esta transferência se efetive e a documentação seja regularizada. Com isso, transfere-se a posse, mas não as responsabilidades sobre o veículo. Nesse período, diversos imprevistos podem acontecer. Desde infrações de trânsito até acidentes com vítimas que, além de muita "dor de cabeça", podem culminar com a ameaça de suspensão da habilitação do vendedor do veículo, sem que ele tenha sequer noção das infrações ou acidentes ocorridos.

A comunicação de venda é uma obrigação legal e o COMVEN que é opcional já está disponível em mais de 40 cartórios em diversas cidades do estado de Minas Gerais. A expectativa dos presidentes da FEBRANOR, Rogério Portugal Bacellar e da Serjus-Anoreg/MG Roberto Dias de Andrade é que o COMVEN beneficie anualmente mais de 1 milhão de pessoas no estado. O Vice-Presidente da FEBRANOR, Mauricio Leonardo afirma que esse marco de pioneirismo e modernidade será de grande utilidade ao Estado de Minas Gerais, ao DETRAN/MG e aos cidadãos.

O aumento do número de Cartórios associados à Rede Comven pode ser acompanhado pelo Cidadão através do site www.comven.com.br .

O preço do COMVEN ao usuário é de R$ 22,43 (vinte e dois reais e quarenta e três centavos).

De acordo com a legislação em vigor, é necessário que o proprietário-vendedor reconheça sua firma por autenticidade no CRV – Certificado de Registro de Veículo e neste mesmo momento será possível realizar o COMVEN no Cartório autorizado. Dessa forma, o vendedor não precisará mais dirigir-se ao DETRAN para cumprir essa obrigação legal.

Com esse novo serviço, o vendedor do veículo fica livre de quaisquer responsabilidades civil, criminal ou administrativa, no momento em que a comunicação de venda é enviada ao DETRAN.

Central de Atendimento COMVEN: 4003-5019 / (31) 4003-5019 ou  
atendimento@comven.com.br.  


Fonte: SERJUS-ANOREG/MG - 16/01/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.