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    A Casa da Moeda dará início esta semana à distribuição de mais de 1 milhão 
    de papéis de segurança solicitados pelos cartórios de registro civil para a 
    emissão das novas certidões de nascimento, casamento e óbito. Desde o dia 5 
    de janeiro, data de início dos pedidos, cerca de 200 cartórios já pediram o 
    novo papel, que ajudará a evitar fraudes no documento. A iniciativa é 
    resultado de uma parceria entre a Corregedoria Nacional de Justiça, a 
    Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério 
    da Justiça. 
     
    Na última sexta-feira (4/2) foram impressas as primeiras certidões de 
    nascimento no novo modelo em Recife (PE). O pequeno João Miguel Lima da 
    Silva, de apenas dois dias, foi uma das primeiras crianças a receber a 
    certidão impressa nos novos moldes, emitida na maternidade do Hospital 
    Agamenon Magalhães, onde funciona uma unidade interligada com o cartório de 
    registro civil do 12º Distrito Judiciário de Poço da Panela, primeiro a 
    receber o papel de segurança. “É ótimo sair da maternidade com o registro da 
    criança, assim não precisarei faltar ao trabalho ou gastar mais tempo para 
    ir ao cartório tirar a certidão”, comemorou o pai de João Miguel, José 
    Jamerson Vieira da Silva, 23 anos. 
     
    Os papéis serão distribuídos pela Casa da Moeda aos 8.200 cartórios de 
    registro do país, sem custo adicional para as serventias e em lotes durante 
    o decorrer do ano. Além do papel, os cartórios também receberão uma 
    certificação digital, que dará maior segurança à emissão das certidões nas 
    maternidades, conforme regulamenta o Provimento 13 da Corregedoria Nacional. 
    “O novo modelo vai atender aos novos nascimentos, ou quem precisar de uma 
    segunda via. Os documentos antigos não precisam ser trocados, continuam 
    valendo e serão substituídos com o tempo”, explica o juiz auxiliar da 
    Corregedoria Nacional de Justiça Ricardo Chimenti. 
     
    Novas solicitações - Os pedidos devem ser feitos pelos próprios 
    cartorários em um sistema disponível no site do órgão (www.casadamoeda.gov.br). 
    Nele os cartorários informam a quantidade de papel que necessitarão para a 
    emissão de certidões no prazo de 12 meses. A cédula contém itens de 
    segurança como imagem latente, marca d’água e microletras, no intuito de 
    inibir eventuais falsificações. Além disso, a Casa da Moeda tem o controle 
    da destinação de cada papel, a partir da numeração impressa na cédula. A 
    utilização do papel de segurança ainda não é obrigatória, mas a expectativa 
    é que até o final deste ano todos os cartórios já estejam emitindo o novo 
    modelo. 
     
    A distribuição do papel, segundo a Cada da Moeda, se inicia pela Região 
    Nordeste, Alagoas e Pernambuco, devido às catástrofes que deixaram grande 
    parte da população desses estados sem documento. Os cartórios das capitais 
    da Região Sul do Brasil, que já possuem equipamento de informática, 
    começaram a receber orientações sobre como fazer o pedido nesta 
    segunda-feira (7/2). No próximo dia 14 será a vez dos cartórios 
    informatizados das cidades do interior do Sudeste darem início aos pedidos, 
    e no dia 21 os da interior da Região Sul. Os cartórios não informatizados 
    serão os últimos a serem atendidos pelo projeto, pois além do papel e da 
    certificação digital, receberão equipamentos de informática para a impressão 
    do documento. 
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