Sistema de padronização de cartórios será implantado no Piauí em abril

O Sistema Integrado Nacional de Registro Civil (Sirc) será implantado no Estado do Piauí. A partir do dia 6 de abril, uma equipe, integrada por juízes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e representantes de Associações de Notários e Registradores, estará no Estado trabalhando pela instalação do Projeto.

Nesta segunda-feira (23/03), representantes dos ministérios da Justiça e do Planejamento, Orçamento e Gestão, reuniram-se na sede do Conselho, em Brasília, com os juízes auxiliares da Corregedoria Ricardo Cunha Chimenti e Salise Sanchotene para definir estratégias sobre o assunto.

O projeto Sirc busca a padronização e informatização nos cartórios de registro civil. Esses cartórios são responsáveis por emissão de certidões de nascimento, óbito e de interdição. Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Ricardo Chimenti, a medida visa oferecer mais segurança na emissão desses documentos e modernizar os cartórios.” A intenção é combater possíveis fraudes com um sistema mais preciso de comunicação”, explica Chimenti.

A implantação do Sirc no Piauí será feita com o apoio da Associação dos Notários e Registrados do Brasil (Anoreg); Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR),bem como de associações de notários e registradores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. De acordo com Chimenti, essas entidades vão levar ao estado recursos humanos e materiais, bem como os sistemas de informática (hardware e software) necessários para instalação do projeto.


Fonte: Site do Conselho Nacional de Justiça - 24/03/2009.

Nota de responsabilidade

As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. A SERJUS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.