Notícias

03/12/2019

19 Cartórios de Minas Gerais recebem o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2019

Em sua 15ª edição, iniciativa anual da Anoreg/BR avaliou unidades em 10 critérios qualificando-as nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze

Com 19 Cartórios premiados, Minas Gerais foi o terceiro Estado com o maior número de vencedores na cerimônia de entrega do 15º Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), realizada na noite do último dia 28 de novembro na cidade de Aracaju (SE) e que reconheceu a excelência de gestão e qualidade no atendimento de 162 cartórios de todo o País. De Minas Gerais foram premiados 11 cartórios na categoria Diamante, cinco na categoria Ouro e três na categoria Prata.

Além das serventias de Minas Gerais, cartórios de outras 21 unidades federativas do País foram premiados. Entre essas unidades, 81 receberam a condecoração na categoria Diamante, 31 na categoria Ouro, 27 na categoria Prata, 2 na Bronze. Minas Gerais foi o terceiro estado com maior número de unidades premiadas; precedido por São Paulo, com 25 cartórios, e por Goiás, com 21 representantes.

“O PQTA é muito importante para a atividade notarial e de registro porque é um Prêmio que estimula nossos colegas ao aperfeiçoamento e melhor gerenciamento das serventias, o que reflete em benefício ao usuário e à população. O recorde no número de inscritos e premiados é uma felicidade para toda a atividade extrajudicial brasileira”, afirmou o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Claudio Marçal Freire.

Prêmio Destaque

Além das suas quatro categorias tradicionais, o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2019 também realizou a entrega do Prêmio Destaque – que anualmente premia o cartório com as ações mais completas relacionadas a um determinado requisito do certame e que é definido pela comissão organizadora do evento.

Neste ano, o Prêmio Destaque foi entregue para as ações relacionadas a Inovação, com três eixos de gestão: eficiência, ineditismo e efeito multiplicador.

“No eixo eficiência, temos a conjugação de vários fatores que levam os nossos usuários a um atendimento mais rápido, sem perder a segurança e a eficácia que os atos devem ter. Já no eixo do ineditismo, temos histórias que trouxeram novidades para o nosso setor, no âmbito da tecnologia. E por último, temos o efeito multiplicador, que é a capacidade que alguns cartórios demonstram de ter práticas e gestões tão eficientes que a Comissão Organizadora considerou que devem ser multiplicadas para todos os notários e registradores do país”, explicou a diretora de qualidade da Anoreg/BR e coordenadora do PQTA, Maria Aparecida Bianchin Pacheco.

O cartório vencedor do Prêmio Destaque Inovação Eficiência foi o 12º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro, onde foram realizados os primeiros contratos estruturados do registro de imóveis do Brasil. No eixo ineditismo, o vencedor foi o Registro de Imóveis Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São José do Rio Pardo. Já o destaque em Inovação Efeito Multiplicador foi entregue para o Registro de Imóveis Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Diadema (SP).

Avaliação

Como forma de garantir a integridade nas notas, a auditoria das serventias participantes é realizada de maneira independente pela APCER Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia, cujos auditores visitam cada uma das unidades inscritas.

Os cartórios são avaliados com base em 10 critérios diferentes: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação e Compliance. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.

Para acessar a lista completa dos ganhadores, clique aqui.

 

 


•  Veja outras notícias