Notícias

23/04/2024

Diretor do departamento de Tabelionato de Notas da Serjus-Anoreg/MG ressalta a importância do papel dos notários para a AEDO

No dia 02 de abril foi lançada oficialmente, em todo Brasil, a campanha “Um Só Coração: seja vida na vida de alguém”, que promove a nova Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), instituída e publicada em provimento pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, mais de 3 mil pessoas já oficializaram seu desejo de serem doadoras de órgãos no Brasil, e os notários têm desempenhado um papel crucial nesse processo.

Além de facilitar a manifestação de vontade do doador, os notários se destacam, também, pela conferência da segurança jurídica. Daniel Ragazzi de Azevedo, diretor do departamento de Tabelionato de Notas da Serjus-Anoreg/MG e titular do Tabelionato de Notas de Coronel Fabriciano (MG), enfatizou a relevância dos notários neste processo.

“A importância dos notários é dar fé pública de que aquela pessoa, sem qualquer tipo de induzimento e de livre e espontânea vontade, manifeste seu desejo em ser doador de órgãos. A fé pública do tabelião proporciona ao ato, a segurança jurídica necessária para fazer valer a manifestação do doador”, disse.

A AEDO representa um marco fundamental na jornada da doação de órgãos. Este processo assegura que a vontade do doador, expressa em vida, seja reconhecida como válida e eficaz.

Além desses benefícios, a manifestação e formalização da vontade em ser doador acontece de forma digital, o que simplifica o acesso da sociedade a diferentes serviços, conforme relatado por Daniel Ragazzi de Azevedo.

“As demandas do ambiente digital vêm para diminuir a burocracia, facilitando o acesso das pessoas aos atos praticados pelas serventias. A plataforma AEDO é extremamente segura e de fácil utilização. Apresenta uma linguagem simples que permite ao usuário ter acesso às informações de forma adequada”, finaliza.

Através da AEDO, cada indivíduo pode deixar um legado de esperança e solidariedade, contribuindo para transformar a vida daqueles que aguardam por um transplante.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus-Anoreg-MG


•  Veja outras notícias