Notícias

25/11/2021

Encontro da Qualidade da Anoreg inicia com palestra sobre eficiência, qualidade e processos no serviço cartorário

Showcase contou com a presença do advogado Daniel Perelli Lança e da registradora de imóveis Bianca Castellar de Faria.

 

Na manhã de hoje, 25 de novembro, aconteceu a abertura do Encontro da Qualidade Anoreg, promovido pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), com uma showcase cujo tema abordava “Eficiência, Qualidade e Processos” nos serviços extrajudiciais.

O evento, que antecede as premiações do Prêmio de Qualidade Total Anoreg 2021 – PQTA e o Prêmio Nacional da Anoregs – PNA, contou com a presença da diretora executiva da Anoreg-BR e registradora civil em Santa Maria de Suaçuí – MG, Fernanda de Almeida Abud Castro, do advogado e mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, Daniel Perelli Lança, da diretora do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (Cori/SC) e registradora de imóveis titular no 1º Registro de Imóveis de Joinville – SC, Bianca Castellar de Faria.

A moderadora do evento, Fernanda de Almeida Abud Castro, iniciou o encontro falando sobre a felicidade do dia de hoje, onde a Anoreg-BR irá premiar os cartórios que fizeram por merecer e também saudou os convidados que estavam presentes para debaterem sobre o tema. “A Anoreg está extremamente feliz de recebê-los, de poder debater um pouquinho sobre a importância de gestão, de qualidade, de eficiência e de processos”, disse Fernanda Castro.

O advogado convidado para palestrar, que conta com um vasto currículo e uma enorme sabedoria em compliance, Daniel Perelli Lança, falou sobre o compliance que está inteiramente ligado aos requisitos abordados para classificação do PQTA e do PNA. “Compliance na verdade pode ser colocada para nossa língua em várias palavras e também traz de alguma maneira as impressões que eu queria compartilhar com vocês. A primeira delas e a mais óbvia é que compliance, ao pé da letra, em inglês, significa exatamente conformidade”, explicou.

Em outro momento, Daniel Lança falou sobre os quesitos para serem colocados em prática pelos cartórios, que se tornaram parceiros do Brasil contra a corrupção, lavagem de dinheiro e fraude, após o Provimento 88 do CNJ. “Vale lembrar que os cartórios são organizações que absorvem o pior da interpretação da legislação de corrupção no Brasil. Primeiro porque podem ser considerados, numa análise mais abrangente, como agentes públicos e, portanto, precisam cuidar para que não sejam colocados numa relação de, por exemplo, corrupção passiva, ou seja, qualquer tipo de relação das quais os colegas registradores vão se colocar podem ser considerados como agentes públicos e, portanto, passiveis de uma série de interpretações da lei anticorrupção”, expôs.

Para compor o showcase também foi convidada a registradora de imóveis, Bianca Castellar de Faria, que por diversos anos já foi premiada no PQTA, como resultado do trabalho voltado para a qualidade que exerce em sua serventia. Em seu discurso, a registradora falou sobre a importância do prévio planejamento dos trabalhos realizados pelos cartórios e contou como coloca em prática no dia a dia os requisitos avaliados pelo PQTA. Ressaltou ainda que tais requisitos são sempre pensados nos usuários que precisam encontrar praticidade nos processos e serem surpreendidos com o serviço prestado.

“Esse plano que nós montamos de continuidade do negócio nos preparando para a ISO19600, que é a ISSO do sistema de gestão de compliance, nos fez prestar serviços de forma remota, on-line, com serviços eletrônicos e com toda a equipe em home office em função da preparação prévia”, disse a registradora, que ainda complementou sua fala ressaltando a maneira correta de armazenar os dados eletrônicos para gerar uma segurança no serviço.

A próxima etapa do evento acontece no período da tarde, com O Showcase: Liderança e Equipe, às 14 horas – horário de Brasília, e uma Entrevista Exclusiva às 15 horas. À noite, acontece a premiação do PQTA e do PNA com início da cerimônia às 19 horas. Os eventos são realizados de maneira remota pelo canal do Youtube da Anoreg-BR (www.youtube.com/c/AnoregBrasil).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg-BR


•  Veja outras notícias