Notícias

17/03/2022

Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de BH completa 123 anos de trabalho garantindo segurança jurídica à propriedade imobiliária

Confira a nova reportagem do projeto Cartório em Foco

O 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte realizou o primeiro registro imobiliário da capital no dia 25 de abril de 1898. O registro de número 1, Lº 3, é do sobrado localizado na Rua Timbiras, esquina com Rua da Bahia, e refere-se à venda feita por José Feliciano Pinto Filho e outros ao Banco de Crédito Real de Minas Gerais. O sobrado permanece imponente até hoje, sendo um dos patrimônios históricos da cidade e endereço do Café Cultura, do Teatro NET e de demais comércios.

A história do cartório está intimamente ligada ao processo de crescimento de Belo Horizonte. Já são 123 anos de trabalho para garantir segurança jurídica à propriedade imobiliária dos moradores, serviço que vem sendo prestado desde os primórdios - com o registro das primeiras fazendas e prédios da capital mineira – e que continua sendo referência até os dias atuais.

Em 2008, quando Fernando Pereira do Nascimento assumiu o cartório, o processo de modernização na forma de prestação dos serviços foi iniciado. A serventia se  mudou para a rua Rio de Janeiro 1611, bairro Lourdes, o que garantiu aos clientes um espaço adequado com conforto e comodidade. Todos os equipamentos de informática foram adquiridos para atender as exigências, bem como os móveis e utensílios de trabalho. Para facilitar o trabalho e ter o controle de todos os atos praticados, foi implantado o Sistema Operacional Escriba, com a digitalização? do acervo de matrículas, livros e plantas, além de  treinamento para os colaboradores.

O cartório tem como atividade realizar o registro do imóvel, averbação e matrícula, garantindo aos seus usuários a veracidade dos documentos, a qualidade, idoneidade e seriedade dos negócios jurídicos.

De acordo com o registrador, a qualidade de seus serviços se dá? pela constante busca por melhorias, modernização e qualificação de seus funcionários.“Para ter sucesso, é necessário desenvolver um ambiente interno agradável que propicie o desenvolvimento das pessoas, agindo com integridade, respeito e transparência em todas as relações. Além disso, a equipe precisa entender o propósito de estar ali e compartilhar da missão da instituição”, explica.

Ações Sociais

O cartório busca sempre fazer ações em prol da comunidade, como a campanha de doação de alimentos,  doe seu troco - no qual os clientes deixam o troco para ser repassado à instituições de caridade - e campanha de doação de agasalhos para a Creche Rosinhas. A serventia também promove constantemente ações para doações de sangue.

Como política de participação, apoio e desenvolvimento da profissionalização do adolescente/jovem orientando as novas gerações no caminho do trabalho e estimulando a responsabilidade social, o cartório também adotou as premissas estabelecidas no Programa Educação e Trabalho, do Governo Federal, mantendo em seu quadro de colaboradores no mínimo 5% da equipe pessoas no programa Jovem Aprendiz. 

Clique aqui para saber mais sobre o Cartório do 1? Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte e suas ações ou acesse o instagram @cartorio1ribh

Quer participar da nossa campanha?

Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Cartório em Foco” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Serjus-Anoreg/MG


•  Veja outras notícias