Notícias

23/06/2022

Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Jequeri completa 65 anos de história em 2022

Criado em 1957, o Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Jequeri completa 65 anos em dezembro deste ano, sendo dois deles com a Priscilane Maximiano Vieira à frente. 

“É uma serventia pequena. Pelo que sei, todos os cartórios da cidade pertenciam a uma única pessoa, sendo que depois de seu falecimento, seus filhos ficaram responsáveis interinamente, por essa serventia, até o ano de 2020, quando assumi”, explica a titular.

Ainda segundo Priscilane, “o cartório é deficitário, com pouco serviço e rendimento, por isso não possui nenhum funcionário. Quando preciso me ausentar, encaminho ofício ao diretor do foro pedindo autorização para deixar alguém no meu lugar. Já para a realização de notificações no horário de expediente, deixo uma placa informando a realização de serviços externos”.

Os cartórios de registro de títulos e documentos têm funções diversas. Promovem o registro de documentos gerais, como contratos que têm por objetos bens móveis. São, também, os responsáveis por fazer notificações extrajudiciais, como as de cobrança.

“Quando entrei em 2020, o cartório ainda utilizava máquina de escrever para transcrição dos registros. Os registros eram feitos em livros grandes e o índice em fichas, por isso, precisei informatizar toda a serventia”, comenta a titular. 

Agora, todos os serviços já podem ser realizados por meio da Central Brasil – IRTDPJBRASIL. A Central está apta para receber documentos tanto relacionados a Títulos e Documentos, quanto a Pessoas Jurídicas. Mas segundo a titular, ainda recebe poucos documentos pela plataforma. “Por ser uma comarca pequena e com cidades próximas, as pessoas preferem se deslocar até o cartório”.

A serventia está localizada na rua Coronel José Caetano Ribeiro, 14 - Centro. Quer saber mais sobre o cartório? Siga o instagram @rtdpjjqueri.

Quer participar da nossa campanha?

Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Cartórios em Foco” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Participe!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus-Anoreg/MG


•  Veja outras notícias