Notícias

17/04/2024

Presidente da Serjus-Anoreg/MG e do RIB celebra o Dia da Fundação do ONR

No dia 16 de abril, é celebrado o Dia da Fundação do ONR (Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis), responsável por conduzir a migração dos serviços de registro de imóveis para o meio eletrônico. O presidente da Serjus-Anoreg/MG e do Registro de Imóveis do Brasil, Ari Álvares Pires Neto, aproveitou a data para falar sobre o importante papel deste serviço.

“A participação do Operador Nacional do Registro, que foi criado por lei e que visa centralizar e, de certa forma, regulamentar toda atividade do registro eletrônico no Brasil, tem como importância vital, que todos os cartórios de registro de imóveis no país tenham os mesmos procedimentos, a mesma padronização. Que você, no Rio Grande do Sul, ou, no Amazonas, possa ter o mesmo tipo de serviço prestado pelo registro de imóveis”, relatou.

O ONR tem como principal missão implementar e operar o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), mediante a integração de todos os cartórios do país em rede. Sua plataforma disponibiliza, em um só lugar e de forma 100% online, serviços como, por exemplo, pedidos de certidões, encaminhamentos de títulos, além da busca por bens em determinado CPF ou CNPJ, em todo o território nacional.

Fundado recentemente, o sistema criou uma estrutura, com funcionários e desenvolvimento tecnológico, com ferramentas de informática, que buscam viabilizar os serviços com a mesma competência em todo país. Para Ari Álvares Pires Neto, a garantia deste serviço inovador, para cada vez mais pessoas, é a próxima meta a ser alcançada.

“(Espero) que neste futuro próximo, possa haver em razão dessa padronização, dessa efetivação de uma celeridade e de uma racionalidade do serviço, valores de emolumentos mais palatáveis para o consumidor”, finalizou

Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus-Anoreg/MG


•  Veja outras notícias