Evento ao vivo nesta terça (15) abordará medidas para modernizar o sistema registral e contará com participação do RIB
Será realizada nesta terça-feira, 15 de julho, às 18h30 (horário de Brasília), uma live sobre o Provimento n.º 195/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece novas diretrizes para o registro de imóveis no Brasil. O encontro vai tratar dos impactos da norma, que institui dois sistemas nacionais e busca combater a grilagem de terras, aprimorar o georreferenciamento e garantir mais segurança jurídica nas transações imobiliárias.
O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) participará do evento por meio de seu diretor de Regularização Fundiária Rural, Greg Valadares, que vai contribuir com a visão da entidade sobre os efeitos do provimento nas atividades registrárias, especialmente nas áreas rurais e fundiárias.
A live será transmitida ao vivo pelo canal do ONR no YouTube, que é responsável pela produção do evento. Também participarão do debate o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Fernando Chemin Cury; o presidente do ONR, Juan Pablo Correa Gossweiler; a diretora de Assuntos da Amazônia Legal do ONR, Moema Locatelli Belluzzo; e a diretora de Comunicação e Marketing do ONR, Ana Cristina de Souza Maia.
O Provimento n.º 195/2025 foi editado pela Corregedoria Nacional de Justiça para solucionar problemas históricos como sobreposição de áreas, fragmentação cadastral e ausência de dados unificados. A norma determina a criação do Inventário Estatístico Eletrônico do Registro de Imóveis (Ieri-e) e do Sistema de Informações Geográficas do Registro de Imóveis (SIG-RI), com adoção obrigatória por todas as serventias. A implementação busca integrar tecnologia, padronizar práticas e subsidiar políticas públicas relacionadas à terra, meio ambiente e regularização fundiária.
Acesse o provimento na íntegra.
Fonte: Irib