Notícias

27/08/2025

Paula Fernandes completa 43 anos hoje: Serjus-Anoreg/MG resgata certidão de nascimento do ícone sertanejo

Mineira de Sete Lagoas coleciona dois Grammys latinos e mais de 20 trilhas sonoras de novelas e filmes

“Eu nasci no celeiro da arte num berço mineiro, sou do campo, da serra onde impera o minério de ferro...”. Se você é mineiro (a), é provável que conheça a canção “Seio de Minas”, que se tornou um hino em Minas Gerais. A música é de autoria da cantora e compositora Paula Fernandes, que celebra suas raízes no estado e sua cidade natal, Sete Lagoas. O ícone da música sertaneja que tem o lugar onde nasceu como inspiração de vida e arte, completa 43 anos nesta quinta-feira (28), e em sua homenagem, a Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG) resgatou sua certidão de nascimento no Cartório de Registro Civil de Sete Lagoas.

“Eu carrego comigo no sangue um dom verdadeiro de cantar melodias de Minas no Brasil inteiro...”. Assim como na canção, atrás da mulher empoderada, dos cabelos longos, violão nas mãos e voz aveluda, ainda existe a menina do mato, que tomava banho em rio e amava andar a cavalo em Sete Lagoas.

Conforme seu registro de nascimento, Paula Fernandes de Souza nasceu no dia 28 de agosto de 1982, às 14h, na maternidade Odete Valadares, no município de Sete Lagoas. A certidão foi lavrada no dia 01º de setembro do mesmo ano, no Cartório de Registro Civil do município.

É filha de Osvaldo Alves Fernandes e Dulcinéia da Costa Souza Alves, cujo avós paternos são: Nelson Alves Franco e Sebastiana Fernandes da Silva; e os maternos, Americo Joaquim de Souza Machado; Francisca da Costa Souza. “São muitas lembranças que tenho, não poderia escolher só uma. Muita coisa boa aconteceu para mim em Sete Lagoas e quando penso em minha terra natal, acho que os maiores sentimentos são saudade e felicidade. Saudade por tudo que passei e felicidade em relembrar os bons momentos”, disse a cantora em entrevista a um portal local (setelagoas.com.br).

 

Trajetória musical

Paula começou sua carreira musical ainda na infância, aos 8 anos de idade, apresentando-se em eventos e festas da cidade. Aos 10 anos, ganhou um violão e, ainda menina, começou a participar de programas de TV e rádio, dando seus primeiros passos para se tornar cantora de renome que é hoje no cenário sertanejo.

Embora ela ainda seja flagrada em seus momentos no campo, a setelagoana já vendeu mais de 6 milhões de cópias de CDs e DVDs, mais de 4,2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e 2,2 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Paula que agora faz parte do casting da Opus Entretenimento, uma das maiores plataformas de entretenimento da América Latina, coleciona participações com estrelas da música internacional, como Taylor Swift, Shania Twain, Alejandro Sanz, Juanes, Plácido Domingo e Michael Bolton.

“Sete Lagoas foi o meu primeiro palco, os moradores meus primeiros fãs e isso me dá uma alegria imensa. Minha cidade sempre me apoiou, me acolheu e me incentivou a voar. Não há nada mais importante do que essa base para minha carreira”, reconheceu a dona do hit Pássaro de Fogo, em entrevista ao portal da cidade.

Além de Seio de Minas ser destaque na Globo durante anos, em anúncios sobre Minas Gerais, suas músicas já embalaram mais de 20 trilhas sonoras de novelas e filmes. Acumula vitórias no Grammy Latino, com destaque para a conquista em Melhor Álbum de Música Sertaneja em 2016 e 2020, vários prêmios na categoria de Melhor Cantora no Troféu Imprensa, além do prêmio Multishow, Melhores do Ano no Domingão do Faustão e muitos outros.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus-Anoreg/MG


•  Veja outras notícias