O Concurso Cartório MG ganhou um novo fôlego com a divulgação de um cronograma proposto que prevê a retificação do edital em 10 de outubro de 2025 e a realização da prova objetiva nos dias 14 e 15 de março de 2026.
A seleção, que oferta 210 serventias para provimento e 117 para remoção, havia sido suspensa por decisão liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O conselheiro Marcello Terto considerou que o certame descumpria precedente do STF, determinando a paralisação do processo.
Apesar disso, o concurso segue movimentando os candidatos e agora conta com um cronograma detalhado, que deve guiar os próximos passos. Confira as principais datas previstas:
Cronograma proposto do Concurso Cartório MG
Relembre o edital
O edital do Concurso de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro de Minas Gerais foi publicado em 2024, mas teve o andamento suspenso quando as inscrições já estavam encerradas.
Para participar, é necessário ser bacharel em Direito ou comprovar o exercício de atividade notarial ou de registro por pelo menos 10 anos.
O edital publicado anteriormente ofertava 210 serventias distribuídas para provimento e 117 serventias para remoção. O novo edital pode trazer números diferentes.
Expectativa para os candidatos
Com a definição de novas datas, o concurso volta ao radar dos concurseiros da área de cartórios. A expectativa é de que a retificação do edital, marcada para outubro de 2025, oficialize de vez o novo cronograma e traga mais segurança aos inscritos.
Fonte: Estratégia – carreira jurídica